quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com Família Caymmi

(Foto: Sylvia Gosztonyi/Divulgação)


No próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), às 21h, os filhos do grande cantor, compositor, escritor e músico Dorival Caymmi (1914-2008), se reúnem na Sala Principal do Teatro Castro Alves em show que homenageia o centenário do artista, que faria 100 anos no dia 30 de abril. O tributo será uma apresentação extra daSÉRIE TCA – 2014 e é uma iniciativa do filho do meio, Dori, que reuniu os irmãos,Nana e Danilo, para a montagem do show. No repertório, os herdeiros do dom musical lançaram um novo olhar sobre canções menos conhecidas do artista baiano, com o intuito de apresentar ao público o lado menos explorado de Caymmi. Por isso serão incluídas muitas letras da década de 1940 com canções mais folclóricas, porém, com arranjos novos e uma visão mais contemporânea.
As escolhas das músicas interpretadas surgiram a partir da inspiração do livro de Caymmi, “Cancioneiro da Bahia”, publicado em 1947, que apresenta histórias de canções praieiras e evidenciam o fascínio do cantor pelo mar e seus personagens, como Iemanjá. Daí a tendência folclórica do repertorio. Chegando em sua 19ª edição este ano, a Série TCA é uma realização do Teatro Castro Alves, através daFundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

DORIVAL CAYMMI (1914-2008) – O cantor e compositor baiano tornou-se mundialmente conhecido por retratar em suas canções os costumes e tradições da Bahia. Nascido em Salvador, Caymmi iniciou sua trajetória artística na rádio, onde começou a cantar. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, casou-se com a também cantora Stella Maris, mãe de seus três filhos: Nana, Dori e Danilo Caymmi. Emplacou sucessos como "Samba da Minha Terra", "Marina", "Maracangalha" e “Saudades de Itapoã”. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008, deixando um grande legado para a história da música brasileira.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com Neojibá - Pré-turne Europa 2014


Neojiba realiza dois concertos no TCA antes de turnê europeia

Antes da próxima turnê internacional do Neojiba - a primeira excursão depois da transferência da gestão do programa para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) -, as Orquestras Juvenil da Bahia e Castro Alves realizam concertos no próximo dia 27, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, em Salvador.

Às 15h, a Castro Alves, segunda formação do Neojiba, apresenta o formato Concerto Didático, com regência de Mariana Ferrer e entrada franca. Às 20h, a Juvenil da Bahia sobe ao palco para mostrar, em primeira mão, obras que compõem o repertório da Turnê Europa 2014.

A Orquestra Castro Alves (OCA) vai apresentar obras como a Grande Marcha, da Ópera Aida, de Verdi, Dança Húngara n.5, de Brahms, e Marcha Militar Francesa, de Saint-Saens. Em maio de 2014, a OCA recebeu mais de 50 integrantes por meio de uma audição pública realizada no TCA.

A Orquestra Juvenil da Bahia será regida pelo maestro Ricardo Castro e mostra ao público soteropolitano obras que compõem o programa dos concertos da Turnê Europa 2014, como Rhapsody in Blue, composta em 1924 pelo americano George Gershwin. Os ingressos custam R$ 4 e R$ 2 e estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro.

Turnê Europa 2014

A excursão pela Europa será realizada entre os dias 5 e 17 de setembro. Entre outros solistas de prestigio, a grande pianista argentina Martha Argerich participa de cinco concertos. Na Europa, a Juvenil da Bahia passará por sete cidades na Itália, Inglaterra e na Suíça, onde será residente do Festival de Musique Classique de Montreux-Vevey, tornando-se a primeira orquestra brasileira residente em um festival na Europa.

Martha Argerich, lendária pianista argentina radicada na Suíça e considerada uma das maiores pianistas de todos os tempos, se apresentará com a orquestra em Montreux, Milão, Torino, Ravello e Roma. Esta é a primeira vez que uma orquestra sinfônica brasileira realiza uma turnê com traslados internacionais cobertos por promotores locais. Para sua viabilização, a Turnê Europa 2014 tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petro Recôncavo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Últimos preparativos antes do Concerto

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com OSBA e Nelson Freire



Pianista mineiro de prestígio internacional, Nelson Freire é a terceira atração daSÉRIE TCA 2014 – Ano XIX e se apresentará como solista ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) no dia 22 de agosto (sexta-feira). O concerto vai acontecer às 21h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves e terá regência deCarlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA. Os ingressos começam ser vendidos a partir do dia 08 de agosto.

O repertório da noite incluirá duas obras de famosos compositores e pianistas do período romântico: a Sinfonia nº3 “Escocesa”, do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) e Piano Concerto nº2 em Fá Menor Op. 21 do polonês Frédéric Chopin (1810-1849). O público baiano poderá conferir uma noite especial com o pianista, que neste ano completa 70 anos e vem realizando uma nova temporada de parcerias, recitais, concerto e gravações.
Nelson Freire é considerado um dos mais sólidos intérpretes do chamado grande repertório, por dominar com surpreendente sensibilidade e técnica a obra de compositores como Beethoven, Chopin e Debussy, entre outros. Também ganhou pela revista Times o título de “um dos maiores pianistas dessa ou de qualquer outra geração”. A Série TCA é uma realização do Teatro Castro Alves, através daFundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).










NELSON FREIRE (Solista) – Nascido na cidade de Boa Esperança, interior de Minas Gerais, foi criado no Rio de Janeiro. Tornou-se uma estrela no cenário internacional com uma trajetória de cinco décadas, onde se apresentou em cerca de 70 países. Seus discos obtiveram os prêmios Diapason d’Or, o Grand Prix du Disque, e oGramophone Awards. Nelson Freire já se presenteou com os regentes de maior prestígio como Gergiev, Kempe, Kubelik, Temirkanov, Osawa, Chailly, Dutoit, Previn, Boulez, Maazel e Masur.  Suas atuações com grandes conjuntos incluem as orquestras Filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York e Israel, a Concertgebouw de Amsterdam, as Orquestras de Paris, Munique, Tóquio e as orquestras Sinfônicas de Boston, Chicago e Viena. 

Data: 22/08/2014
Afinando o Piano Yamaha C7 na Escola de Música da Ufba para os Estudos Vespertinos de Nelson Freire
Click aqui e veja fotos do concerto na pagina Oficial da Orquestra sinfonica da Bahia (Facebook)


domingo, 17 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com Osesp

Em comemoração ao aniversário de 60 anos, completados esse ano, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) viaja em turnê por cinco capitas brasileiras, como parte das comemorações. Salvador é uma das cidades que recebe a Osesp, que se apresentará no dia 17 de agosto (domingo), na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 18h. O concerto terá regência de Marin Alsop, atual diretora musical e regente titular da Osesp, e o jovem pianista russo Dmitry Mayboroda, como solista convidado. O programa inclui obras representativas das principais vertentes estéticas contempladas pela temporada da Osesp, demonstrando a vocação local e global da Orquestra, abrangendo também o repertório nacional, de diversos períodos e tendências.
A apresentação abre com “Alvorada”, da ópera Lo Schiavo, de Carlos Gomes. Em seguida, vem o Concerto Para Piano em Lá Menor, Op.16, de Grieg, solado pelo pianista Dmitry Mayboroda, um legítimo representante das novas gerações, com projeção internacional. Para encerrar, a Osesp interpreta a Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Op. 64, de Tchaikovsky, obra de grande tradição sinfônica.
 
Afinando o Piano Steinway&Sons Modelo D
Teatro Castro Alves

Ensaio Geral com o Pianista Dmitry Mayboroda

Últimos ajustes antes do Concerto (Ao fundo a Maestrina Marin Alsop)

sábado, 16 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com Vander Lee



(Foto: Bianca Tatamiya)
O cantor e compositor mineiro Vander Lee se apresenta na Sala Principal do TCA, no dia 16 de agosto, às 18h e às 21h (ingressos esgotados para esta sessão), para o lançamento do seu oitavo disco, “Loa”. Para essa turnê de lançamento, Vander Lee reuniu uma nova banda, responsável por levar para o palco a sonoridade do disco tanto no repertório de inéditas autorais, caso de “Tu" e "Siga em paz", como em algumas releituras de suas consagradas composições, entre outras surpresas. A banda é formada por Mateus Barbosa (guitarra e violão), Cristiano Caldas (teclado e acordeon), Eneias Xavier (baixo) e Mateus Baiense (bateria).

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Norberto Afinador de Pianos com OSBA e Tamila Salimdjanova



A jovem pianista Tamila Salimdjanova é a solista convidada da OSBA. (Foto: Divulgação- OSBA)
Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se apresenta pela Série Jorge Amado no dia 14 de agosto (quinta-feira), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA, e a jovem pianista vencedora do III Concurso Internacional BNDES de Piano em 2012, Tamila Salimdjanova, como solista convidada. Nascida no Uzbequistão, Tamila consagrou-se na prova final deste concurso que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pela maestrina Lígia Amadio, interpretando o Concerto para Piano nº 1, de Franz Liszt (1811-1886). A convidada do próximo concerto da OSBA também recebeu ainda o Prêmio do Público concedido pela primeira vez na história do Concurso.
No encontro com a OSBA, Tamila vai interpretar para o público de Salvador o famoso Concerto nº1 Para Piano e Orquestra Op.23 em Si Bemol Menor, do autor russo P. Y. Tchaikovsky (1840-1893). O programa da noite terá ainda outro grande momento com a Sinfonia nº 1 em Dó Menor Op.68, do compositor alemão Johannes Brahms (1840-1893). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A OSBA é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do TCA.
Afinando o Piano para os ensaios na sala da Orquestra